A rotina dos motoristas e operadores de máquinas pode trazer consequências desastrosas na ausência dos cuidados adequados. Para evitá-las, é essencial entender quais riscos essas atividades oferecem.

O trabalhador e o meio

A ergonomia aborda a cautela necessária na relação entre o trabalhador e o meio onde ele executa suas funções, seja no uso de computadores, veículos, máquinas ou qualquer outro tipo de ferramenta. Para os condutores, que podem ficar horas em uma mesma posição, são aconselháveis alguns cuidados específicos:

1. Ajustar o equipamento, de modo que o assento possa manter a coluna totalmente ereta e que os espelhos fiquem facilmente visualizáveis.

2. Manter a postura correta, com a cabeça em contato com o encosto do banco, cotovelos e pernas levemente flexionados e calcanhares no chão.

3. Além disso, alongar-se ao longo do dia, pois dirigir com desconfortos ou dores pode desencadear problemas de saúde ou mesmo um acidente.

Substâncias perigosas

No nosso artigo sobre drogas no volante, destacamos que dirigir sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa que gere dependência (ou permitir que alguém dirija nesse estado) são infrações de trânsito passíveis de multa e penalidades, pois os efeitos dessas substâncias no organismo podem comprometer a vida do condutor e de todos ao seu redor.

Qualidade de vida e de serviços

Seguir corretamente as leis de trânsito é responsabilidade de todos os motoristas. No caso de cargas pesadas, por exemplo, os riscos de que o veículo capote são bem maiores. Assim, manter a atenção nestes aspectos traz segurança para o condutor e, consequentemente, em suas atividades diárias.

A Geosiga pode ajudar a sua empresa a cuidar de seus funcionários por meio da tecnologia de monitoramento. Para saber mais, conheça os nossos serviços.

Gostou dessa dica? Então converse já com um de nossos consultores:

WhatsApp: 11 94173 4408 | Tel.:11 4428 1750 | E-mail: contato@geosiga.com.br