Em 26 de outubro, é comemorado o dia do trabalhador da construção civil. Neste artigo, abordaremos os momentos marcantes dessa área ao longo da história.

A construção civil se trata de todas as atividades de produção de obras, como edifícios, estradas, aeroportos, canais de navegação, túneis e obras de saneamento, por exemplo. Portanto, tem papel fundamental na civilização desde as primeiras estruturas e fórmulas matemáticas.

Um fenômeno importante para a construção foi o surgimento da roda, encontrada entre os sumérios em 3.500 a.C. A ferramenta simplificou o transporte, o que provavelmente viabilizou estruturas como as Pirâmides do Egito e a Muralha da China.

No Brasil, a Engenharia Civil deu seus primeiros passos no período colonial, com a construção de fortificações e igrejas. O surgimento de escolas voltadas para a Engenharia Civil só se deu em 1810, com a chegada da Família Real.

O governo de Getúlio Vargas, na década de 40, foi considerado o auge da construção civil, pois o Brasil era um detentor importante da tecnologia do concreto armado.

Atualmente, a instabilidade econômica do país preocupa os profissionais da área. A recuperação do setor depende do investimento em infraestrutura, do restabelecimento do crédito e da melhoria no ambiente de negócios, com iniciativas voltadas à segurança jurídica e à desburocratização (Mapa da Obra, 2018).

Para facilitar o gerenciamento nas atividades de construção civil, a Geosiga oferece serviços de monitoramento dos mais diversos. Entre eles, destacam-se os relatórios de horas trabalhadas, ociosidade, gastos com combustível, localização e muito mais. Clique para saber mais.

Gostou dessa dica? Então converse já com um de nossos consultores:

WhatsApp: 11 94173 4408 | Tel.:11 4428 1750 | E-mail: contato@geosiga.com.br