Nós apostamos que o GPS costuma ser (ou ao menos já foi alguma vez) uma grande ajuda no seu dia a dia.

Seu uso mais popular está relacionado a trajetos em vias e estradas desconhecidas, poupando a gasolina e a paciência de muitos motoristas. No entanto, suas funcionalidades podem ir muito além disso.

Neste artigo, veremos como essa tecnologia surgiu, seus princípios de funcionamento e o mais importante: como ela pode ajudar a sua empresa a crescer e se consolidar no mercado.

Dos campos de batalha para o mundo

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) tem seu início em 1957, com o satélite russo Sputnik, o primeiro a ser lançado na órbita da Terra. No entanto, foi nos E.U.A que a tecnologia ganhou fomento.

Durante muitos anos, foram feitos aprimoramentos para que o GPS fosse aplicado em atividades militares (lançamento de mísseis em submarinos, por exemplo). A liberação do GPS para uso civil só veio a ocorrer em 1996, quando o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o declarou como um sistema de dupla utilização de bem nacional.

Ganhando novos horizontes, essa inovação passou a facilitar a vida das pessoas de muitas formas:

  • Proteção civil: localização de veículos acidentados ou sequestros, ou ainda de pessoas perdidas em lugares remotos, como florestas ou montanhas.
  • Mapeamento e topografia: varreduras na superfície terrestre capazes de gerar mapas de alta precisão.
  • Assistência à navegação: localização precisa dos objetos usados para navegação aérea, marítima ou terrestre. Para usos militares, a precisão é ainda maior.
  • Monitoramento de indivíduos com Alzheimer: o app SmartSoles utiliza o GPS para oferecer às famílias o serviço de localização de pessoas que sofrem de Alzheimer.
  • Veículos autônomos: para circularem sem ajuda humana nas vias, os carros autônomos requerem o GPS como uma parte integrante indispensável.

Como funciona?

Na prática, o funcionamento de tudo isso consiste na seguinte forma: os satélites na órbita do planeta recolhem dados de posição, tempo e localização.

No entanto, para que tenhamos acesso a essas informações (por meio dos rastreadores, por exemplo) é necessária a tecnologia GPRS. Este componente leva os dados para os softwares capazes de fazer sua leitura por meio da radiofrequência.

Karen Silva, gerente de contas de empresa Geosiga, explica mais sobre o funcionamento do GPS:

“Atualmente, todo smartphone já conta com essa tecnologia. Esses dispositivos possuem duas antenas, uma GSM e a outra GPRS, que tornam possível nossa localização em tempo real. Com isso, tivemos uma explosão de empresas que oferecerem serviços baseados onde o aparelho se encontra. Isso facilita a vida do usuário e torna a prestação de serviço cada vez mais assertiva”

Explica Karen Silva, gerente de contas da Geosiga.

“Mas o que o GPS tem a ver com meu negócio?”

É mais simples do que parece.

Fornecendo todos esses dados, essa tecnologia pode se transformar em uma ferramenta de gestão completa para diversos segmentos.

Horas trabalhadas, consumo de combustível, quilômetros rodados, desgaste de aparelhos vitais, operador em atividade, região de trabalho, velocidade e controle remoto de equipamentos são apenas algumas das possibilidades de monitoramento que uma empresa pode realizar com essa tecnologia.

“Nossos clientes usufruem desta tecnologia no dia a dia. Percebemos, com base nos resultados obtidos, que gerenciar equipes externas nunca foi tão eficaz. Clientes que prestam serviços para empresas de energia elétrica, por exemplo, podem controlar a rota realizada por cada frota, comparar o previsto x realizado, a conduta dos funcionários, desvios de material, tempo médio para realização de cada serviço, ociosidade e muito mais. Não há dúvida: o geoposicionamento veio para revolucionar.”

Explica Karen Silva.

Quer saber mais? Conheça nossos serviços ou contate-nos via 11 4428 1750 ou atendimento@geosiga.com.br.

Fontes: Nasa e Revista Militar.