Atualmente existem vários tipos de satélites artificiais, que são construídos pelo homem e orbitam ao redor de algum planeta. Eles possuem diferentes funções.

Um dos mais conhecidos é o Sistema de Posicionamento Global, ou GPS, formado por 24 satélites, que circundam a terra duas vezes por dia, em uma órbita muito precisa, transmitindo informações exatas para a Terra. Receptores de GPS levam esta informação e, triangulação de uso, para calcular o local exato do usuário.

Porém, também existem outros tipos de satélites artificiais, como o de comunicação, um dos mais conhecidos, que consiste em transmitir sinais de rádio, telefone, internet e televisão, que são transmitidos para outro satélite, e redirecionados para outras regiões. O satélite meteorológico é usado para monitorar e prever as condições climáticas do planeta.

Outro tipo é o satélite de reconhecimento, que possui como funções a espionagem, fornecer informações; os de navegação auxiliam na comunicação entre navios nas navegações. Já os militares são usados para captar a comunicação entre as forças bélicas e conseguem fotografar territórios muito bem.

Existem também os satélites científicos, que realizam missões científicas e os de observação terrestre, que consistem em monitorar o território, procurando possíveis alterações. Outro tipo é o satélite astronômico, que foi feito para observar objetos sem interferência da atmosfera.