De acordo com um estudo, que mede o tamanho dos congestionamentos em cidades com mais de 800 mil habitantes, o tráfego rodoviário mundial aumentou em 13% desde 2008. A pesquisa leva em conta as 295 cidades dos 38 países analisados e foi realizado pela empresa holandesa TomTom.

No topo do ranking, a Cidade do México é classificada como a que tem o pior tráfego do mundo. Na capital mexicana, os motoristas levam um tempo 59% maior para chegar de um ponto a outro, considerando as condições ideais de trafegabilidade.

Apesar da liderança ser da cidade mexicana, o caso mais grave é em Bangkok, na Tailândia, devido ao elevado aumento dos congestionamentos nos horários de pico, que chega a 144%.

Em solo brasileiro, o Rio de Janeiro é o “campeão”, permanecendo na quarta colocação geral e com 47%.  A pesquisa também conta com outras três cidades do país entre os 50 primeiros do ranking: Salvador (7ª) Recife (8ª) e Fortaleza (41ª). Mais abaixo, aparecem outras cinco capitais do Brasil: São Paulo (58ª), Belo Horizonte (78ª), Porto Alegre (108ª), Brasília (123ª) e Curitiba (126ª).

Photo via Visualhunt