Um sistema de rastreamento e monitoramento inteligente pode também fazer diferença para a preservação do meio ambiente.

Pode ser observado em um motorista de um automóvel com motor 2.0, movido a gasolina, que costuma rodar 50 km diariamente, derrama na atmosfera cerca de 9,1 kg de dióxido de carbono. Com um bom sistema de rastreamento, com função de informar sobre o caminho mais curto e com menos trânsito, ele consegue diminuir 10 km em seu trajeto. Com isso, reduziria uma emissão a menos de 1,6 kg do gás por dia e 384 kg em um ano.

Com um bom planejamento de frotas, retirar um veículo da via também é muito importante para preservar o meio ambiente. Se um carro que circula 20 mil km por ano reduzir em apenas 10% sua utilização, segundo a ONG Iniciativa Verde, haverá menos 500 kg de CO2 na atmosfera no período de um ano. Se colocarmos menos automóveis na rua, também poderíamos favorecer o planeta, devido à queda no consumo de energia e de combustível.

Outro ponto importante para contar com um sistema de monitoramento é para saber informações corretas sobre a velocidade da frota, com controle via satélite, pois a velocidade que o motorista dirige o veículo também influencia na quantidade de CO2 que o carro emite.