Usar o celular enquanto dirige é um grande risco. Na tentativa de resolver esse problema e conscientizar a população, a Polícia Rodoviária Federal, em parceira com o Observatório Nacional de Segurança Viária, lançou a campanha “#Desconecta: Trânsito ON, Celular OFF”. A divulgação do projeto acontece nos 71 mil quilômetros de estradas federais e nos mais variados meios de comunicação.

Segundo levantamento feito pela PRF, 39% dos acidentes registrados em rodovias federais, que tiveram seus motivos presumíveis, estavam ligados à falta de atenção.

Em média, o motorista leva cinco segundos para ler uma mensagem no aparelho. Caso ele esteja a 80km/h, vai percorrer a distância média de um campo de futebol até retomar suas atenções para o trânsito. Em pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, usar o celular no trafégo pode aumentar o risco de acidentes em até 400%.

Com o crescente do uso do celular no Brasil, a possibilidade de ocorrerem mais acidentes de trânsito em que esteja envolvido aumentam. Por isso, a partir de novembro, a punição para o motorista que for flagrado falando ou “manuseando” o telefone passará de média para gravíssima.