Veja porque esse hábito deve ser evitado e descubra como a Geosiga pode ajudar nessa causa

A versatilidade dos smartphones permite que muitas coisas sejam organizadas de forma simples e acessível, o que justifica muito bem a sua valorização e disseminação ao redor do mundo nos últimos anos. No entanto, seu uso não é apropriado em todos os momentos.

Estudos revelam que o simples ato de desbloquear o celular ao dirigir equivale a uma distância de até 41,7 m percorridos às cegas (100 km/h). Essa distância equivale ao espaço de duas carretas enfileiradas. Imagine o que poderia acontecer nestes poucos segundos.

No Brasil, a falta de atenção corresponde a cerca de 28% dos acidentes. O celular, é claro, está entre as distrações mais preocupantes, podendo aumentar os riscos de acidente em até 8 vezes.

Recomendações de segurança e dicas

Aos motoristas, quando sozinhos no veículo, é recomendável que resistam à tentação e só utilizem o aparelho depois de estacionarem. Quando acompanhados, podem pedir aos passageiros ajuda para visualizar as mensagens e atender às chamadas. Essa medida pode evitar transtornos dos mais diversos e permite um trajeto seguro para todos que estiverem no veículo.

Algumas empresas que trabalham com serviços de transporte exigem dos motoristas que atendam ao celular durante os percursos, devido principalmente à necessidade de ajustes nas rotas ou para saber sua localização. Isso demanda do mercado de gestão de frotas soluções que gerem essas informações aos supervisores e que protejam a vida dos condutores.

O que a Geosiga pode fazer por sua empresa hoje?

Nossa empresa trabalha com diversos recursos que geram informações vitais para gestores de frotas em todo o Brasil. Nossas soluções possibilitam que ações de risco cometidas pelos motoristas sejam identificadas, como freadas bruscas, direção em alta velocidade e muito mais. Além disso, é possível receber alertas personalizados sobre os momentos em que os motoristas estão parados. Caso o gestor precise conversar com ele, basta solicitar o aviso e iniciar a chamada no momento apropriado.

Converse com um de nossos consultores e conte como podemos ajudar sua empresa a dar mais um passo de sucesso.

Fontes: Revista Cesvi (edição 106) e NTC e Logística.