Para que uma empresa sobreviva hoje é necessário mais do que conhecimento e criatividade: ela deve enxergar o futuro. E esse futuro, é claro, recorre à tecnologia.

Ainda que as pessoas sejam o componente vital de uma organização, por desenvolverem ações estratégicas, operacionais etc., estão sujeitas a cometerem erros e possuem limitações que máquinas e softwares já superaram há muito tempo. Para empresas que realizam gestão de frotas, o mercado oferece sistemas que ajudam em diversas partes.

Por meio da tecnologia de monitoramento via satélite é possível obter muitas informações sobre um único objeto e, assim, controlar suas atividades com mais facilidade.

Em termos de aproveitamento de recursos…

… mensurar a quantidade de quilômetros rodados de cada veículo ou máquina é uma das medidas cabíveis. A partir disso, o sistema pode gerar avisos de manutenção preventiva para os componentes vitais (pneus, motor, freios), custos de ociosidade da frota e também os valores de gasto com combustível. Nesse último caso, alguns serviços oferecem a integração do próprio software com cartões de abastecimento, tornando a medição ainda mais precisa.

Os lucros da empresa são otimizados intensivamente com estes recursos. Para se ter uma ideia, um único veículo de frota, com uma média de 100km/dia, pode alcançar um valor de cerca de R$ 10.000,00 de gasto com combustível em um ano. Controlar os trajetos feitos pelas equipes e manter os automóveis com a manutenção em dia podem reduzir significativamente esse custo.

Além da economia…

… é possível disseminar de forma efetiva a segurança entre os funcionários que conduzem esses equipamentos. O gestor pode personalizar alertas que o avisam, por exemplo, quando um veículo ou máquina está andando com excesso de velocidade ou em uma área não autorizada. Por outro lado, também pode optar por ser avisado quando os veículos estão parados, para contatar os motoristas e operadores sem oferecer risco a sua segurança nas vias e obras. Em caso de roubo ou furto, o próprio cliente pode enviar o comando de bloqueio do veículo ou máquina.

O departamento de Recursos Humanos também se beneficia com a ajuda dessas ferramentas. Os identificadores de condutor funcionam como uma chave para que a máquina ou veículo sejam operados somente pelo funcionário recomendado. Assim, é possível aplicar advertências e recompensas para os funcionários de acordo com o que é constatado em suas atividades. Essa inovação também vem sendo empregada para oferecer uma nova maneira de fazer compras por comércios no Brasil e no mundo, o que evidencia suas múltiplas formas de aplicação.

Por que a Geosiga?

A plataforma oferecida aos nossos clientes pode se adaptar ao contexto da organização, suprindo suas necessidades de forma mais exata.

Nossa equipe especializada na área de Desenvolvimento de Sistemas garante que a gestão de sua frota seja completa! Relatórios personalizáveis, avisos de manutenção preventiva e controle de consumo de combustível são algumas das possibilidades em nosso sistema.

Clique e descubra o que a tecnologia pode fazer por sua empresa.

Este artigo foi publicado pela revista Araújo’s Organizações em sua 17ª edição, confira!