Dirigir nos horários de pico não é tarefa fácil para os motoristas, devido ao trânsito nas vias da cidade. Mesmo assim, depois de um dia cansativo, é importante ficar atento aos pedestres, motoristas e ciclistas.

A maioria dos acidentes entre janeiro e dezembro de 2015, que resultaram em indenizações, ocorreu no horário de pico, entre 17h e 19h59, de acordo com dados da Seguradora Líder-DPVAT. Pesquisas mostram que com o entardecer, a visão do motorista é dificultada e as chances de acidentes aumentam.

Para evitar que o número cresça ainda mais, é necessário observar os limites de velocidade e os semáforos, sem desviar a atenção. A prudência, o respeito e o cuidado são essenciais para diminuir o risco de acidentes envolvendo pedestre e motorista e melhorar o respeito no trânsito. O estresse de um dia cansativo e a visão comprometida no entardecer são os principais motivos dos acidentes. Nas estradas, a cautela com as normas deve ser ainda maior.

Por fim, a atenção do motorista deve ser redobrada em horários de pico. É importante ser consciente e praticar respeito no trânsito.